segunda-feira, 28 de março de 2011

Passeio ao Santuário do Caraça - Santa Bárbara/MG

Oi pessoal!!!

No sábado passado fizemos um passeio mais leve, rodamos apenas 380km. Juntamos a turma e fomos passear no Santuário do Caraça (www.santuariodocaraca.com.br).

Nos encontramos de manhã na Av. Amazonas, pontualmente às 8hrs. Quer dizer, quase pontualmente... tirando eu que cheguei um pouco atrasado, o restante da galera foi pontual. Juntamos a turma e saímos subindo a Av. Barão Homem de Mello e seguimos pela BR 040 sentido Ouro Preto. Desta vez a turma estava boa, olha a listinha:

- Ronaldo – Suzuki Bandit 1200
- Carlos - HD 833
- Eu - BMW G 650 GS,
- Paulão  - Yamaha Tenere 600
- Edno – Honda Shadow 600
- Marcos – Honda CB 500
- Bruno – Honda XRE 300
- Gustavo – Yamaha Fazer 250

Ao entrar na BR 040 a minha moto já quase anda sozinha... hehehe se deixar ela segue para o Rio. Sábado ela teria de se contentar um pouco menos de KMs que o normal... hehehe. Seguimos a rodovia e entramos para Ouro Preto, pela BR 356 que é simples, mas tem asfalto relativamente bom.

Carlos

Paulão

Paramos um pouco depois de Itabirito, quase chegando em Cachoeira do Campo, para tomar um rápido café. Com a barriga cheia voltamos para estrada e seguimos até Mariana.

Bruno

Gustavo e Marcos

A idéia inicial de parar em Mariana era apenas para abastecer, mas o Paulão aproveitou a parada para dar uma passada em uma oficina do lado do posto para comprar uma lâmpada para a seta da sua moto. Nem vou comentar esta parada em oficina, senão vão ficar falando que eu fico pegando no pé dele... basta ver na foto a cara de desanimo dele... heheheh

Pânico!!!
Depois de abastecer as motos e o Paulão finalizar o reparo da seta, voltamos a rodar e só paramos novamente na portaria do Santuário do Caraça.

Aqui vale um comentário, que estrada fantástica a que sai de Mariana e chega até Catas Altas e Santa Bárbara. Com exceção das crateras das minerados é tudo muito bonito. E por falar em mineradoras... é impressionante a capacidade de destruição desta atividade econômica!!! É feita muita propaganda na televisão para tentar mostrar o contrário, para mostrar que as mineradoras, preservam, apóiam projetos, etc e etc. Penso que isso seja para amenizar tudo de ruim que elas provocam. Entendo da necessidade da mineração para nosso país e principalmente para nosso estado, mas fica uma dúvida se não teríamos outra alternativa a não ser a de desmatar, moer nossas montanhas, criar lagoas de lama e buracos do tamanho da Lua.  Eu até poderia ter tirado algumas fotos... mas achei melhor gastar o tempo com coisas mais bonitas!

Chegamos na entrada do Santuário por volta das 11hrs, cadastramos as motos e seguimos a sinuosa estradinha até a sede do Santuário.

Antes de chegar fizemos uma paradinha em um pequeno mirante que permitia a vista completa do principal prédio do Santuário que data de 1883 (Em 1876, iniciaram a demolição da pequena Ermida e a construção do atual Santuário, que levou sete anos, sendo consagrado no dia 27 de maio de 1883 – Fonte: http://www.santuariodocaraca.com.br/peregrinacao/santuario.php).

O espaço vazio é o que reservamos para Paulão, que sai na frente como se estivesse indo "tirar o pai da forca"

Eu particularmente gostei muito do lugar, sem comparação com nenhuma outra lugar que eu já conhecia. Uma estrutura daquela no meio do nada, impressiona. Se nos dias de hoje o lugar é isolado, imagina em 1775 quando as coisas começaram.

A igreja chama atenção pela beleza e imponência. Segundo o site do Santuário ela foi a primeira igreja neogótica do Brasil. Em seu interior, diferente das igrejas antigas de Minas que eu conheço (está certo que ela é bem mais nova), o destaque fica por conta do mármore ao invés da tradicional madeira. Vitrais em belíssimos mosaicos, um belo quadro do Mestre Ataíde retratando a Última Ceia a “lá Minas Gerais” e um maravilhoso órgão, para mim destacam o lugar.

Quadro do Mestre Ataíde. Com a ajuda do guia local Alexander é possível identificar os detalhes desta pintura.

Órgão da Igreja
Pagamos R$ 5,00 para entrar no Santuário e o almoço entrou na conta por mais R$ 12,00. A refeição é boa, barata e farta! Foi só pagar e se servir à vontade e nó final ainda tinha um docinho de leite com queijo. Nem preciso falar que também estava muito bom!

Almoçamos, conversamos um pouco para “fazer o quilo”, conhecemos um pouco do lugar, vestimos as tralhas da moto e voltamos para a estrada. Próxima parada: Serra da Piedade.

Prédio que pegou fogo no passado, foi restaurado e hoje tem museu, biblioteca e muito mais...

Calvário

Peças do museu

Dom Pedro II já esteve no Caraça e se hospedou no local por duas noites.

Olha a turma ai na escadaria da igreja

Preparativos para pegar estrada
Subimos a serra curtindo a paisagem e o clima bastante agradável. Do alto da serra é possível avistar a grande beleza da terrinha além de uma grande nuvem de chuva que parecia descer forte, entre Caeté e Sabará.

Entrando na igrejinha que existe no alto da Serra da Piedade, parece que a gente volta no tempo. É muito legal esta sensação que aparece em alguns lugares que a gente visita aqui em Minas Gerais. Parece que a vida parou a uns 150, 200 anos atrás!

Da Serra da Piedade para casa foi um pulo, é tão perto que nem chega a ser um “ali” de mineiro.... hehehe

É isso pessoal, mais um final de semana bem aproveitado. Foi ótimo ter a companhia desta turma. Nos divertimos bastante ao som de muitas gargalhadas!

Para manter a idéia de lembrar das serras superadas, segue uma listinha das de sábado:

Serra do Curral (esta também conta com serra J )