terça-feira, 22 de março de 2011

BH <--> Rio - Conhecendo parte do Circuito das Águas | +- 1.200km no Final de Semana


Oi pessoal!

Minha moto estava na revisão, fiquei a semana passada inteira sem moto. No final da tarde de sexta eu fui buscá-la. Toda moto depois da revisão é outra!! Fica novinha!!! Ainda mais que eu mandei trocar a relação, moto zero bala novamente! Fui para casa pensando onde eu iria no Sábado para compensar o investimento  :-) hehehehe

Acordei de manhã coloquei as malas laterais, que na minha opinião são melhores que o Top Case - deixam a moto mais estável, coloquei as roupas da moto nas malas e peguei estrada.

Peguei a Av. Amazonas, parei para sacar dinheiro e continuei pela Autopista Fernão Dias (BR 381). Esse negócio de “Autopista” é super legal, faz lembrar aquelas rodovias da Europa. Pelo menos no nome.. heheheh

Depois de curtir a subida da Serra de Igarapé, eu fiz a primeira parada, um pouco antes do primeiro pedágio. Eu tinha passado ali a cerca um mês e vi uns tapetes expostos e achei o trabalho muito bonito, sábado como eu estava passeando, resolvi parar, tirar umas fotos e o melhor de tudo, ainda ganhei de brinde uma boa conversa com Sr. Adilson que é o responsável por complementar a renda da família com a venda dos tapetes. Além dos tapetes ele, que mora nas proximidades de Itatiaiuçu também tira o sustento da boa e velha “roça”.

Venda de tapetes na Autopista Fernão Dias - BR 381

Neste trecho existem várias outras pessoas expondo seus tapetes para venda. É muito bonito o trabalho deles. Se alguém estiver precisando de um tapetinho... heheheh já sabe ontem tem.

Continuando BR 381 à fora... a próxima parada foi no Posto Graal de Oliveira, onde tomei meu café da manhã com cara de almoço, afinal já eram mais de meio dia. Ainda sem rumo, aproveitei para encher o tanque e pensar no meu destino.

Enquanto abastecia, vi um carro com placa de São Lourenço e pensei que poderia ser bom conhecer a cidade. Conversei com o motorista e perguntei para ele qual seria o melhor caminho para São Lourenço e ele, com toda a simpatia do bom mineiro, me disse que eu estava bem “pertinho” e que o melhor caminho era passando por Campanha, mesmo com cinco quilômetros mais longe do que o caminho sugerido pelo GPS, que foi por Três Corações. Digitei no GPS São Lourenço, adicionei a cidade de Campanha no caminho e voltei para a estrada!

Quando cheguei em Campanha dei uma paradinha na praça para tirar umas fotos da Igreja, coisa de Minas Gerais: Praça + Igreja = Centro da Cidade de Interior. De Campanha eu segui na  estrada e continue até São Lourenço.

Igreja na cidade de Campanha-MG

Campanha-MG


Cheguei em São Lourenço eram quase 16hrs. Quando passei na entrada do Aeroporto. Estava uma agitação danada e uma faixa dando boas vindas ao governador.  Vendo toda aquele alvoroço resolvi fazer uma parada. Fui muito bem recebido pelo amigos do moto clube Dois de Ouros de São Lourenço (www.doisdeouros.com.br), conversamos um pouco e eles me contaram que aconteceria um evento referente à entrega da Medalha das Águas, marcando assim a abertura da Semana das Águas. Sendo São Lourenço a Cidade das Águas, penso que não teria lugar melhor para tal celebração!

Trem das Águas

Agitação nos preparativos para receber o Governador

Trem das Águas - Detalhe

Portal de São Lourenço - Curiosidade, só tem portal para quem chega do Rio ou São Paulo. O lado de quem vem de BH não tem portal... Será por que?
Na expectativa de conseguir uma foto com o governador, esperei até as 17hrs, mas como ele se atrasou, eu resolvi seguir viagem, afinal, com mais uma hora e pouco já iria escurecer. Mas para onde??? Eu ainda não tinha resolvido para onde ir... Parei no posto, enchi o tanque e escolhi ir para o Rio. Muito bom!!!!

Igreja em Itamonte-MG (Acho que o nome da cidade é esse mesmo...)

De São Lourenço até a Dutra (BR116) são cerca de 150 km e a estrada vale cada quilometro, tá certo que a descida, já no estado do Rio de Janeiro, está com o asfalto bem ruim e mal sinalizado, mas o caminho é fantástico. A BR 354 corta a belíssima Serra da Mantiqueira, subindo e descendo e no ponto mais alto da estrada beira os 1.700 metro de altitude.

Vista parcial da Serra da Mantiqueira

Vista parcial da Serra da Mantiqueira

Por do Sol na moto

Vista parcial da Serra da Mantiqueira

Por do Sol na Serra da Mantiqueira

Divisa de Minas com o Rio no alto da Serra da Mantiqueira

Altitude no GPS - Divisa de Minas, Rio e SP
A estrada é simples e vai subindo, subindo, esfriando, garoando... e no meu caso escurecendo! E realmente foi deslumbrante. Na descida, eu fui contemplado por um céu de lua cheia cinematográfico, a maior lua cheia dos últimos 18 anos, afirma o portal G1!! Foi uma pena eu não ter parado para tirar uma foto descente da lua. Como a descida estava mal sinalizada, já estava escuro e o lugar era deserto, eu até tirei umas fotos, mas não ficaram do jeito que o visual merecia! Achei melhor não ficar parado ali por muito tempo, entendi que havia o risco de acidentes.
Lua Cheia - Pelo menos uma foto...

Mais uma serra vencida, continuei minha viagem pela Dutra e cheguei no Rio por volta das 20h30min, mas antes, pude curtir a sinuosa descida da Serra das Araras. “Acampei” na casa da Andrea e sai de lá ontem (domingo) por volta do meio dia e continuei passeando...

Pela primeira vez eu subi a Serra de Petrópolis com calma e bem devagar. Parei para encher o tanque no início da subida, coloquei terceira na moto e subi sem passar dos 60km/h. Somente ultrapassei caminhões e carretas que estavam quase parando... Aproveitei o passeio para fazer uma parada no alto da serra. Lá, tirei algumas fotos e conheci o simpático casal, Sr. Jorge e Sra Cláudia.

Os simpáticos Sra. Cláudia e Sr. Jorge

Olha eu ai, com a Serra de Petrópolis no Fundo
 
Faz tempo que eu passo pela Serra de Petrópolis e penso em parar, mas nunca paro. Acho que agora, vou querer parar sempre!!! O visual é deslumbrante! Como ontem parei subindo, na próxima vez vou parar descendo! Vou curtir a serra por outro ângulo!

O clima da serra favorece as rosas

Vista parcial da serra de Petrópolis
 Depois da Serra de Petrópolis não teve mais parada "turística", foi só rodar! Voltei a fazer uma parada já quase chegando em Camanducaia, mas ai foi só para abastecer, nem desci da moto. Completei o tanque e segui para a terrinha.

Na estrada, de Juiz de Fora para cá o frio já começou a se fazer presente... é pessoal o verão se foi às 20h21min de domingo!!! Estamos no Outono! Cheguei em casa já eram umas 18h30min, com o dia escurecendo. Tomei um bom banho, jantei e cama! Fui ter ótimo sono para recarregar as baterias e me preparar para uma excelente semana de trabalho.

É isso ai amigos, mais um final de semana muito bem usado e rodado! Foram cerca de 1.200km e que estou lembrando agora, com uma boa listinha de serras superadas:

- Serra de Igarapé
- Serra da Mantiqueira
- Serra das Araras
- Serra de Petrópolis

Graças ao bom Deus, foi um ótimo passeio, muito bonito!

Grande abraço e até a próxima!!!

2 comentários:

  1. Putz, moacir.. Se eu soubesse que voce iria para São Lourenço, te indicaria uma pessoa que ficaria muito feliz de te encontrar. O Alexandre, que era chefe da oficina aqui na MOTO BH. Esta morando em São Lourenço

    ResponderExcluir
  2. Fala JWilson!!! :-)

    Saudades de você meu amigo!!!

    No final do mês de Abril tem o encontro de São Lourenço. Estou pensando em ir... ai a gente conversa antes, porque faço questão de encontrar o amigo Alexandre.

    Vamos nos falando...

    E... como você leu no post... nem eu sabia direito que iria a São Lourenço.. heheheh

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir