segunda-feira, 11 de abril de 2011

Passeio de Sábado 09/04 - Cordisburgo - MG (+- 300km)

Fala pessoal!

Neste sábado, fizemos um passeio para Cordisburgo-MG. Cidade natal de um dos mais importantes escritores brasileiros: João Guimarães Rosa.

Segue um pequeno trecho da obra Grande Sertão: Veredas
O senhor saiba: eu toda a minha vida pensei por mim, forro, sou nascido diferente. Eu sou é eu mesmo. Diverjo de todo o mundo... Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa. O senhor concedendo, eu digo: para pensar longe, sou cão mestre — o senhor solte em minha frente uma idéia ligeira, e eu rastreio essa por fundo de todos os matos, amém! Olhe: o que devia de haver, era de se reunirem-se os sábios, políticos, constituições gradas, fecharem o definitivo a noção — proclamar por uma vez, artes assembléias, que não tem diabo nenhum, não existe, não pode. Valor de lei! Só assim, davam tranqüilidade boa à gente. Por que o Governo não cuida?!/ Ah, eu sei que não é possível. Não me assente o senhor por beócio. Uma coisa é pôr idéias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias... Tanta gente — dá susto se saber — e nenhum se sossega: todos nascendo, crescendo, se casando, querendo colocação de emprego, comida, saúde, riqueza, ser importante, querendo chuva e negócios bons... De sorte que carece de se escolher: ou a gente se tece de viver no safado comum, ou cuida só de religião só.
Já ia me esquecendo, na cidade também está a Gruta de Maquine que foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, e posteriormente explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund, em 1834. (Fonte: http://www.circuitodasgrutas.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=132&Itemid=144).

A turma estava bem bacana:

- Eu – BMW G 650 GS
- Bruno – XRE 300
- Ronaldo - Suzuki Bandit 1200
- Paulão – Yamaha Tenere 600 Fumacê...
- Franklim (Que no relato será chamado de Primo) – Honda Shadow 750
- Silvio – Yamaha Drag Star 650
- Ricardo – Honda Tornado 250
- Gustavo e Regina – Yamaha Fazer 250
- Fabiano – Yamaha Fazer 250 (Novinha em folha, garantimos uma estréia de gala para ela!)
- Paulo e Bárbara – Honda Shadow 750
- Marlon e Paula – Yamaha Tenere 600
- Marcos (vulgo "Mijão" hehehehe) – Honda NX4 Falcon 400
- Hemannuel – Buell 1.000 cc

Nos encontramos, no já tradicional, posto da BR da Av. Amazonas, próximo ao CEFET. O horário de encontro era 08hrs da manhã, mas eram umas 08:40 e ainda estava faltando moto. O atraso em destaque fica por conta do Paulo e da Bárbara, que foram os últimos a chegar. Mas faz parte, o atraso é diretamente proporcional à quantidade de pessoas e à medida que esta quantidade aumenta o atraso aumenta junto!



Nos mal tínhamos saido e já tinha moto jogando a toalha.














Juntamos todo mundo e seguimos viagem.


A turma ficou meio dividida, saiu uma parte tentando acompanhar o Paulão e ficamos para trás, Eu, Bruno, Hemmanuel, Fabiano e o Paulo com a Bárbara. O legal de ir ficando para trás é que a gente pode ir acompanhando os detalhes.. heheheh


A primeira parada do 2º grupo foi logo quando pegamos a BR 040, no primeiro posto. A Bárbara ouviu um barulho e começou a fazer barulho no ouvido do Paulo, ele, conhecendo bem a fera que tem achou melhor parar. No posto, vimos que a placa da moto do Paulo estava saindo e com a ajuda de um bom alicate, de um arame e de uma cordinha de chave, a entrega ficou muito melhor que a encomenda! Ficou melhor que antes, pelo menos não caiu pelo caminho.


Depois da primeira parada foi a vez de pegarmos um grande congestionamento nas proximidades de Esmeraldas, uma obra de recapeamento estava travando tudo! O 2º Grupo perdeu umas meia hora nesta peleja. O primeiro grupo nesta momento, certamente já estava tomando café e enchendo o tanque em Sete Lagoas. Não sei para que tanta pressa, esse povo parece que só anda apertado.. hahahah


O engraçado do congestionamento foi ver a Bárbara sempre mandando o Paulo pegar o acostamento e ele resistindo bravamente. Ele não poderia perder a chance de mostrar quem manda! Isso ai Paulo, você tem a força!!


Após superarmos o congestionamento, foi só curtir e apreciar o Hemannuel fazer curvas fantásticas com sua Buell. Muito legal! A moto é muito curta e curva muito bem.


Reagrupamos no posto logo após a primeira entrada de Sete Lagoas. Quando o 2º grupo chegou, o primeiro
grupo já tinha tomado café e tudo mais... mas de nada adiantou, porque tiveram de nos esperar. Lá no posto encontramos com mais uma companhia, o casal Marlon e Paula motorizados com uma Tenere 600 ano 90, branca, com 2 faróis, bem do jeito que o nosso amigo Maionese iria gostar.


Casais marcaram presença no passeio 

Gustavo e Regina


Marlon e Paula


Primo (Franklim) e o Paulão


Paulo e Bárbara
Todos juntos, como ainda eram 10h20 da manhã resolvemos conhecer o Mirante de Santa Helena em Sete Lagoas. Lugar muito bonito e de onde é possível avistar grande parte da cidade de Sete Lagoas.
Lá no alto curtimos o visual e presenciamos o um belo vôo de parapente. Depois, tiramos algumas fotos e visitamos uma pequena igreja que existe lá em cima. Alguns aproveitaram a paradinha para molhar a garganta.


Fotos e movimentos
Gustavo e Regina


Paulo e Bárbara


Ricardo


Ronaldo


Primo


Fabiano


Mijão


Marlon e Paula


Paulão Tenere Fumace


Paulo e Bárbara; Ricardo


Hemannuel e Bruno


Primo


A beleza do dia convidava para aproveitar... e cada uma faz do seu jeito, alguns até voando!








Olha a turma ai curtindo o visual

Olha todo mundo ai gente!!


Sílvio


Regina e Gustavo


Opá! Olha a galera ai novamente.


Refrescando e conversando.


Vista parcial da cidade de Sete Lagoas

Descemos o mirante e seguimos viagem para Cordisburgo, a cidade de Guimarães Rosa.
Quase chegando, eu não perdia a chance de flagrar o Marcos "Mijão" no caminho! Hahahaha O que é um pontinho amarelo na beirada da pista???


Mijão!!! hahahaha
Ao chegar na cidade já somos surpreendidos por uma escultura de um elefante indiano. Gente, a criatividade das pessoas não tem limite. Não tem como, não chamar atenção. A construção ainda não acabou, mas está ficando bem legal! Parabéns ao Sr. Stamar!!










Fizemos uma parada em um monumento recentemente instalado na cidade com o nome de: "Portal Grande Sertão" em homenagem ao morador mais ilustre da cidade e suas obras. Depois de algumas fotos, sem a presença do Paulão, do Silvio e do Primo (Franklim) que a esta hora já estavam em Maquine e já nos aguardava a uns 30 minutos.. hehehe Eu já falei, não adianta ir na frente, depois tem de esperar todo mundo... mas já que eles insistem, deixa eles.








Eu e o Guimarães Rosa


Guimarães, Regina e Gustavo


Ficou muito bonito o Portal Grande Sertão 

O Portal Grande Sertão é de ferro e possui oito figuras em bronze,  o monumento busca retratar o escritor saudando seis vaqueiros a cavalo e um cachorro, alusão aos personagens de Grande Sertão - Veredas. O Portal recria, em tamanho natural, o ambiente do homem do sertão, cenário da obra mais importante do escritor.








A cidade de Cordisburgo é a típica cidade do interior, simples e aconchegante. Com certeza, é mais uma que vale a pena fazer uma visita com mais tempo! Eu gosto muito destas cidade do interior de Minas, elas emanam tranqüilidade! E Cordisburgo além de tranqüilidade emana cultura. Guimarães Rosa está presente na cidade e juntamente com a gruta é o motivo de muitas visitas à região. Vários lugares e projetos existem em função disto. Destaque para o projeto de Contadores de Estórias Miguilim que é formado por jovens que contam as estórias que Guimarães já contou uma vez.


Da cidade até a entrada da gruta do Maquine são cerca de 5km, estradinha sinuosa e simples. Chegamos lá e nos acomodamos no restaurante. Lugar bastante aconchegante. Fomo muito bem atendidos e a refeição, além de farta era deliciosa. Tipicamente mineira, a mesa tinha frango ao molho pardo, feijão tropeiro, torresmo e lombo, além de salada, bifes e fritas para os menos mineiros.. hehehe Depois desta comilança, saboreamos um gostoso doce de leite, que ainda quente, com queijo e um maravilhoso doce de mamão! Tudo muito bom! Pagamos R$ 13,00 por pessoal nas refeições, servidas à vontade. No final, incluindo as bebidas, pagamos R$ 21,00 por pessoal. Sem falar na cordialidade e atenção que foi impar! Só elogios!


Só comendo para este povo fazer silêncio






Barriga cheia, alguns tinham de voltar, então o Silvio, o Marcos (mijão) e o Hemannuel formaram um grupo e retornaram. Outros quiseram entrar na gruta: Gustavo e Regina, Marlon e Paula e o Paulo e Bárbara, mas desistiram, se contentaram em ver a entrada. Bobos, não sabem o que perderam. O interior da gruta é maravilhoso! O restante da turma ficou sentada conversando fiado e dando boas gargalhadas.


Olha ai o clube da Luluzinha - Regina, Bárbara e Paula
Encontramos uma turma bem animada de adolescentes da Cidade de Congonhas/MG. Eles estavam em um Especial de escola visitando a gruta. Muito contagiante a energia da meninada! Não poderíamos perder a chance de registrar a galera toda! Que saudade do tempo onde a maior preocupação ficava por conta da nota da prova...


Alunos de uma escola de Congonhas-MG. Eles ajudaram a melhorar a média de idade da nossa turma... hehehe
Depois de conversar, rir bastante e fazer um bom quilo, pegamos o caminho de volta. O casal Marlon e Paula, assim que pegamos a BR 040, seguiram para casa, na cidade de Paraopeba, e nos pegamos a rodovia sentido Belo Horizonte. O Paulão e o Primo (Frank), como estavam com o horário apertado, seguiram para Belo Horizonte pela BR 040 e eu com o restante da turma, optamos por voltar passando por dentro de Sete Lagoas, passando depois por Prudente de Morais, Matozinhos e Pedro Leopoldo.


Em Pedro Leopoldo, resolvemos parar para tomar um lanche, mesmo contrariando a esposa do Gustavo, a Regina, que nos dizia que não sabia mais onde enviar tanta comida... hehehe 


(Foi na parada de Pedro Leopoldo que eu fiz a minha cabeçada do final de semana, que eu só vi no domingo à noite.)


Eu tomei uma simples limonada suíça, para desgastar, mas teve camarada que ainda conseguiu encher mais a barriga!!! Impressionante, tem gente que não tem fundo!!! Depois de lanchar, nos despedimos e seguimos viagem. Eu entrei para Santa Luzia, uns 30km depois da parada e o restante da turma seguiu para Belo Horizonte.


O passeio, para o restante da turma terminou aqui. Mas o meu só acabou hoje (segunda-feira)!


No noite de domingo, eu fui arrumar as minhas coisas para segunda-feira e percebi que minha jaqueta da moto não estava presente! Já bateu aquele friozinho na barriga. Comecei a lembrar dos fatos e já lembrei logo que ela deveria ter ficado esquecida na última parada que fizemos em Pedro Leopoldo. Não pensei duas vezes, entrei no carro e fui parar lá em Pedro Leopoldo, isso já eram quase umas oito horas da noite. Cheguei lá e já estava fechada. O senhor que me atendeu, um vigia, me orientou a retornar hoje (segunda-feira) de manhã e verificar se alguém tinha guardado.


Eu até sonhei com a minha jaqueta. Pedi a Deus para que alguém a tivesse achado e guardado. Pedido feito, pedido atendido!!! Hoje de manhã levantei sedo e segui para lá. Contei para atendente o ocorrido e ela me orientou a procurar a moça do caixa e para minha felicidade uma alma boa tinha encontrado minha jaqueta sobre as mesas e tinha pedido para guardar. Graças ao bom Deus minha jaqueta estava recuperada. Fui poupado de um grande prejuízo, além da jaqueta iriam junto um boné e o meu o GPS que estavam no bolso....Felizmente Deus, como sempre, cuidou de mim e sou muito grato a Ele por isso!!


É isso ai turma!


Mais um passeio excelente e em boas companhias!


Fiquem com Deus e até o próximo!

2 comentários:

  1. É desse jeito bakana de redigir uma carta né...mais fala tanto que esquece até jaqueta com outros ingredientes. Mais na verdade, creio que você queria esquecer mesmo é aquela B.....de BMW....o duas rodas que só dá desgosto....kkkkkkkkkk....Corrigi o nome do Primo aí é FRANKLIM, agora corrigi outra coisa aí.....Porque sempre que fica para trás você envolve a frase: 2º Grupo.....Escreve a partir de agora o seguinte: O pessoal que anda mais que uma tartaruga anda na frente e quem tem BMW anda atrás...rsrsrsrsr.....Não sei se você presenciou um foguete ser lançado ou um F16 decolar.....já.....rsrsrsrsrsrs....geralmente quando eles dão partida e aceleram é normal sair uma fumacinha.....rsrsrsrsrs...Graças a Deus que você não nos decepcionou com aquele reboque novamente....kkkkkkkk...Forte abraço, amigo e que Deus continue iluminando a pessoa maravilhosa que você é...Paulão

    ResponderExcluir
  2. Caro Moacir.

    Foi muito bom o nosso passeio e principalmente tendo ao nosso lado este grande blogueiro!!!!!
    Espero estar de novo em outras oportunidades

    Primo.

    ResponderExcluir