segunda-feira, 25 de abril de 2011

Passeio de moto no Sábado - BH --> Ouro Branco --> Mariana

Oi pessoal!!

Final de semana passado não teve passeio de moto, eu estava no Rio, levando o carrinho da Andrea para ela conhecer e aproveitando a ida para visitar, de surpresa, alguns amigos cariocas... muito bom! Como Deus é bom comigo, só tenho a agradecer! Agora tenho um cafezinho sempre novinho para tomar no pé da Serra de Petrópolis. Ter amigo não tem preço!!! Heheheh
Se a Andrea estava em pânico, imagina eu...
Voltando aos dias atuais... neste feriado prolongado fizemos um passeio no sábado que demos o nome de: “Passeio dos que não foram”. Rodamos cerca de 250km.

Estavam presentes:

Osias – Honda CB 1300
Ronaldo – Suzuki Bandit 1200
Eu e Andrea – BMW G 650 GS
Paulão – Yamaha Tenere 600
Bruno e Andrea – Honda XRE 300
Moises – Yamaha RX 180
João – Honda Broz

Eu sai de casa, passei na casa do amigo João para juntos seguirmos para encontrar o restante da turma. Nos reunimos no posto (Posto BR da Av. Amazonas em frente ao CEFET/MG) no horário marcado e saímos pontualmente às 09:30. Estamos melhorando... hehehe

Nossos passeios estão atraindo novidades. Tivemos a excelente companhia do nosso amigo Osias, que nos acompanhou com sua bela CB 1300. Também ficamos felizes pela presença do João, amigo meu de longa data. Foi ele quem me incentivou e me ensinou a andar de moto. Nos honrou muito a presença destes amigos, torcemos para que eles estejam sempre presentes, pessoas boas vêm sempre a somar, digo, multiplicar!

Paulão e o Mestre Osias

Bruno e Moises

João

Vale destacar a bonita presença das “Andreas”, a minha Andrea e a Andrea do Bruno. Duas belas que coincidem no nome e na autoridade que exercem sobre nós... heheheh

Andrea e Andrea
De lá, seguimos pela Av. Barão Homem de Melo e pegamos a BR 040 sentido Rio. No posto Chefão, ainda nas proximidades de Belo Horizonte, paramos para que pudesse se juntar a nós, o nosso amigo Ronaldo.

Continuamos viagem seguindo pela rodovia BR 040 até um pouco depois da entrada da cidade de Congonhas onde pegamos a estrada para Ouro Branco. Não perco a chance de reclamar deste pedaço de estrada (saida de BH pela BR 040). É uma vergonha um ligação tão importante que conecta duas grandes capitais estar tão mal conservada e apresentar tantos perigos. O mais revoltante é que no lugar de arrumar a estrada e dar condições para que o trafego flua,  estão colocando radares de velocidade!! Agora, além de pagar o pneu cortado pelo buraco,  o pobre pagador de impostos vai ter de pagar também a multa do radar!!! Em uma palavra: Triste!!!

Na cidade de Ouro Branco fizemos uma parada na praça para tirar algumas fotos, esticar as pernas e fazer uma horinha, já que ainda era cedo e tínhamos tempo para gastar. A estrada - MG 443 - que liga a BR 040 até BR 356 é bem pavimentada e simples, mas muito bonita e dela é possível avistar parte das costas do Parque Estadual do Itacolomi.  O visual é deslumbrante! No caminho, para quem quer fazer um pequeno desvio, coloque na lista conhecer as localidades de Itatiaia e Lavras Novas.

Andrea - Estrada Real em Ouro Branco

Olha a turma ai: Bruno, Osias, Moises, Ronaldo, Andrea e Paulão

Casarão em Ouro Branco

Igreja Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco - Início do século XVIII - Ouro Branco

Estrada para Ouro Preto

João na Estrada I

João na Estrada II

O pico do Itacolomi, em tupi-guarani ita = pedra e colomi=menino, faz parte da história da região, era ele o ponto de referência para os aventureiros do ouro que começaram a chegar na região no início do século XVIII.

Quase chegando em Ouro Preto, encontramos um grupo grande de motociclistas, a maioria com motos Harley Davdson, cada uma mais bonita que a outra. Na estrada, depois, eu pude fazer belas fotos deles.

Pela BR 356, seguimos nosso passeio para Mariana. Assim que chegamos, fizemos uma parada para abastecer e seguimos para a Igreja de São Pedro dos Clérigos que fica no alto da cidade. De lá é possível avistar grande parte da cidade. Aproveitamos a parada para molhar a garganta e dar boas gargalhadas.  A Igreja de São Pedra é de 1752 e não teve sua construção concluída. O diferencial dela fica por conta da frente que é oval, forma nada comum nas igrejas do barroco mineiro.

Igreja de São Pedro

Vista parcial da cidade de Mariana

Olha a turma todo ai se refrescando

Andrea e a Igreja de São Pedro

Bruno e a Andrea dele

Eu e minha Andrea

Depois do alto da igreja, descemos para a praça onde almoçamos. Comida boa e farta a R$ 19,90 por pessoa. Muito bom! Os nossos almoços são o ponto alto do passeio, boas histórias e muitas risadas, se fala de tudo, de moto a Jazz e assim o assunto vai variando conforme o gosto e o entendimento de cada um, pura cultura!

Almoço!!!

De barriga cheia, já era hora de tomar o caminho de volta. O Bruno e a Andrea (a dele.. hehehe) seguiram sentido Ponte Nova, pois iam passar o final de semana fora. O restante do pessoal, retornou para BH, passando pela BR 356. Aqui houve uma divisão, na minha opinião ruim. Eu e Andrea e meu amigo João ficamos para trás, estávamos andando mais lentos, o restante do pessoal, Ronaldo, Osias, Paulão e Moises, seguiram na frente, mas faz parte...

Um pouco depois de Cachoeira do Campo, poucos quilômetros antes de Itabirito reencontramos o Paulão e o Moises paradas por causa do cabo de acelerador da moto do Moises que estragou. Passou um pouquinho chegou o Osias que retornou para ver o que tinha acontecido. O Ronaldo, que estava com hora marcada para chegar teve de apertar o passo para chegar a tempo. O Osias que também tinha hora, também teve de ir. Ficam eu, Andrea, João, Paulão e o Moises. O João, que também tinha hora, também teve de ir um pouco depois.

Olha o Paulão querendo estragar a moto do Moises
Na busca por soluções para a moto do Moises, o Paulão chegou a voltar em Cachoeira do Campo para tentar encontrar um cabo de acelerador, mas sem sucesso. O jeito foi improvisar. Nada que a velha e boa “solução técnica paliativa” (ou gambiarra... hehehe) não resolvesse. Como o cabo se partiu na ponta (lado do motor), cortamos o pedaço “estragado” e com um alicate emprestado (obrigado ao amigo da transportadora que, felizmente, estávamos próximos, ele ajudou a salvar a pátria) prendemos uma pequena arruela nele e novamente o fixamos à peça plástica que vai no carburador.

Mas felizmente o problema foi resolvido, a arruela que eu tirei do tripé da minha máquina fotográfica foi a salvação do Moises. Felizmente o problema aconteceu com a única pessoal capaz de resolvê-lo. O Moises é o mecânico do Paulão e ele acaba ficando a semana inteira por conta de fazer alguma coisa na Tenere 46 e acaba que não sobra tempo para ele revisar a moto dele... hehehehe

Enquanto pelejávamos para encontrar uma solução descente, ou pelo menos uma que funcionasse, a Andrea pode demonstrar o seu expressional espírito gambiarreiro quando se prontificou a resolver o problema com um prendedor de cabelo.. hehehehe  Essas mulheres nos completam!!!

Andrea propondo solução para o problema
Parece que depois de encurtar o cabo da RX 180 ela passou a andar muito mais. Contrariando as recomendações, nosso amigo Moises passou a acelerar bastante a bela RX e com um ritmo um pouco mais forte, continuamos viagem para casa.

Moisés feliz porque a gambiarra funcionou :-)
Chegamos em BH com um fim de tarde maravilhoso em um tom laranja de tirar o fôlego, muito bonito. Infelizmente algumas gotas de chuva já caiam sobre nós e por este motivo não pude fotografar esta beleza, que em palavras fico longe de descrevê-la...

Continuando o final de semana. No domingo, nosso amigo Bruno voltou de Viçosa com sua XRE300 e foi premiado por um pneu furado! Diferente do Moisés que tinha a turma para socorrê-lo, os nossos amigos Bruno e Andrea tiveram que se virar para conseguir consertar o pneu e terminar de chegar em casa. Vejam o relato dele:

A Saga de um pneu furado no FDS
 Domingo quando voltei de Viçosa com Andrea eu evitei a rodovia por Ponte Nova, pois os trafego de veículos vindo do Espírito Santo era enorme. Saí às 11 horas e uma hora depois, no meio do nada - a 12 km da Cidade de Porto Firme o pneu traseiro furou - o mesmo que coloquei uma câmera novinha no sábado...  Moto pesada, mais garupa, sol rachando e sem sinal de celular. Andréa continuou a pé até um pequeno lugarejo, andando uns 4 km, enquanto eu segui sentado no tanque sem perder ela de vista. Retiramos o pneu e uma senhora, dona da venda do lugar, foi com Andréa até a cidade de Porto Firme e lá constatou que o borracheiro de BH colocou uma câmera de ar do mesmo aro, mas pequena e não adequada para nossa moto.  Eu não podia deixar Andrea sozinha no lugarejo - tenebroso e segundo relatos nem ônibus depois das 18 horas para mais, por causa de assaltos.
 Depois de resolvido seguimos até BH pela 040 que estava um caos desde Lafaiete - carros andando a 10/20 km/H, dando uma respirada perto das mineradoras, mas voltando a parar perto do Mirante da Serra até a Polícia Rodoviária Federal - já chegando em BH.
 As 19 horas estávamos em casa.
Moto e pneu furado não combinam!

Enquanto um trabalha, alguém tem de descansar... hehehe
 É isso turma!!

Mais um excelente passeio! Os problemas fazem parte da aventura e servem de aditivo para nossas histórias. O prazer de pilotar e a convivência com os amigos superam muito, todos os problemas encontrados! Das coisas ruins as coisas boas! Não precisamos nos preocupar, Deus sempre arruma uma maneira de nos ajudar ;-) Vamos fazendo a nossa parte que do restante Ele cuida!

No próximo final de semana tem o Encontro de Curvelo, mas eu não vou poder ir.. estarei no Rio subindo à pé a Serra do Vulcão em Nova Iguaçu. Como diz um amigo meu, a minha vontade mudou.

Aguardem!!!

Fiquem com Deus e até à próxima!!!