Hoje eu já sai bem tarde de San Pedro, como tinha de rodar pouco, não me preocupei com o horário.
Antes de sair,repeti uma boa ação que fiz no hotel que fiquei em Corrientes/Argentina , copiei o equivalente a um DVD de musicas brasileiras e deixei para a Fabíola e para o Ricardo atendentes do hotel que eu estava. Foram muito agradáveis e cordiais comigo. Quando sai de lá hoje, infelizmente Ricardo não estava, mas deixei-lhe um abraço. Foi Fabiola que se despediu de mim depois de tirarmos varias fotos com a bandeira do Brasil e com a moto.
Passei algumas vezes no mesmo lugar até encontrar um posto de combustível dentro de San Pedro, e olha que o lugar é um ovo. Achei até que o GPS estava me levando para o lugar errado, depois percebi que o que eu imaginei que fosse um hotel, ou coisa parecida, na verdade se tratava da entrada do posto, um cercadinho com portão e tudo... hehehe Conseguiram esconder muito bem o posto!
Sai de San Pedro pela mesma estrada que passei ontem para ir para o Vale de La Luna, parecia que eu estava rodando na lua mesmo, não pelas crateras, mas pelo visual. Assim como na Argentina, aqui o povo também gosta de reta!!!! Inicialmente eu ficava contando no marcador da moto o tamanho da reta, agora esta brincadeira já perdeu a graça... hehehehe, basta chegar no destino final e ver a quilometragem rodada.. hahahahaha
De San Pedro a Calama são cerca de 100 km, um pouco de curvas, para vencer algumas montanhas, mas depois, reta, reta, reta. Cheguei a entrar na cidade para passar em uma farmácia e comprar um protetor labial, meus lábios estão muito ressecados por causa do deserto. Parei em um shopping. Aproveitei e fui no banco tirar dinheiro e também tomei um “helado” para me refrescar. Haaa.. uma coisa legal, passei um loja de CDs e pedi a atendente para escolher um CD de musica chilena, como estou distribuindo musica brasileira para todo mundo que encontro, resolvi fazer o contrario também ? Tome MP3 e pirataria.. heheheh Vamos entender como “divulgação”, é mais bonito! Aproveitei e abasteci, antes de seguir os outros 200 km até Antofagasta.
A estrada entre Calama e Antofagasta é uma descida só. É uma descida bem leve, mas em 180 quilômetros, sai-se dos 2.500 de altitude (+ ou -) de Calama, até o nível do mar em Antofagasta. A paisagem é a mesma, deserto, deserto... só isso. E muito vento, mas muito mesmo. Eu estava até pensando, se a sensação de perda de potência da moto na altitude também não está relacionada com o vento.
Cheguei e rodei um pouco para achar um hotel. Encontrei um bem no centro da cidade com estacionamento da moto dentro do hotel... ? Pelo que conversei com o atendente, a cidade é a única com estrutura na região. Os bancos, o comercio e a sede administrativa das mineradoras estão por aqui. Por falar em mineradora, em Calama está a maior mina de cobre do mundo. Eu pensei em visitá-la, mas depois desisti... preferi ficar um pouco mais em San Pedro. Nos muros de Calama tinha frases dizendo que “Cobre de Calama é nosso”.
Na estrada eu vi muita picape, mas muita mesmo, penso que sejam por causa das mineradoras. Uma linha de trem acompanha a estrada (ou seria o contrario??), vi um trem com vagões de combustível e juntando com o visual do deserto me lembrei do filme Mad Max, quando eles atacam caminhões tanque para roubar combustível.
Para chegar em Antofagasta tem de se sair da estrada principal e rodar uns 20km rumo a oeste, até se chegar na cidade. Não achei muita graça na cidade, mas é interessante apreciar as diferenças, uma cidade destas no meio do nada já é motivo suficiente para chamar a atenção. Outra coisa que vale a comemoração é a oportunidade de conhecer o Oceano Pacífico e sentir os seus ventos gelados... Depois que peguei esta estrada secundaria para chegar na cidade vi uma coisa que já fazia tempo que eu não via: nuvens carregadas. Desde que entrei nas cordilheiras que eu não via nuvens assim.
Comecei a caminhar para procurar um restaurante mais tradicional, mas a fome falou mais alto e eu acabei jantando em um shopping, foi mais fácil. Comi um salmão muito bom. O detalhe, o salmão é mais barato que a carne... será por que??? Hehehehe
Seguem algumas fotos da cidade:
Amanha tenho muito a rodar, vou chegar até Capiapó, a cidade onde os mineiros chilenos protagonizaram um milagre e se transformaram em heróis nacionais.
Vamos que vamos...
Amanhã tem mais.
Abraços e fiquem com Deus.
Saudades de todos!
Ola Moacir, aki é a Dricka, sempre q posso estou lendo suas aventuras aki com P.A ... e estou encantada ...
ResponderExcluirBjokas ... fica na Paz e q Deus ilumine seus passos
Dri
Eiiii Adriana!
ResponderExcluirObrigado pela companhia e pelas orações :-)
Se você lendo está encantada... imagina eu vendo tudo isso! cada lugar mais incrível que o outro!!! Coisa de filme!
Abraços para você e para o PA.
Ei Ju, bom dia! Sabe aqueles livros que prendem a atenção da gente até mesmo quando não estamos lendo, mas ficamos imaginando como será as próximas páginas, então, sua viajem está fazendo isso comigo hehehe, são 08:54 am eu nem comecei a trabalhar mais já dei uma voltinha alí no Oceano Pacifico, hauhauahuahuahau ...
ResponderExcluirDeus te guie assim, sempre maninho, manda vê nas aventuras ....
bjim
Paulinha,
ResponderExcluirVai acompanhando a novela ai... hehehhe
É Moacir, está muito bacana acompanhar sua aventura...
ResponderExcluirAbração,
César Barros
Junhinho, estradinha pertinho do mar heim ??? Fala sério !!! E eu te acompanhando que nem procissão .... me deu uma vontade enorme de viajar, afff só nas merecidas férias.
ResponderExcluirVi pelo google que vc passou pertinho do mar por volta das 16:51 bão demais da conta....
rs ..bjim e vamos viajando ...
É Juninho,
ResponderExcluirvocê não para mesmo, hein??!!
Abração e aproveite bastante.
Cristiano
Valeu Cris!!!
ResponderExcluirSim, não posso parar.. sempre em frente :-) tenho de voltar para casa hehehe.
Saudades de vcs
Obrigado pela companhia!
[]'s
Valeu Paulinha,
ResponderExcluirMas aqui viajar perto do mar só faz bem para o olhos... hehehe porque o resto congela!!!
E ai Cesar!!!
ResponderExcluirEsta gostando de acompanhar a novela... hehehehe
Continue por ai... tem muito mais!
[]'s
Moasir, que eventura la suya y siempre con la bandera de Brasil. Me dan ganas de visitar Brasil, pienso que toda las personas son muy amables, alegres como usted.
ResponderExcluirAcaban de llegar dos señoras Aldenisa Faria y Clara Machado vienen de Salta, Jujuy, Tupiza y pasando muchas aventuras igual que usted...
Que fantastico la buena energía que trasmiten.-
Mucha suerte, Cariños de San Pedro de Atacama y VIVA BRASIL.-
Está feito o convite!!! Venha visitar o Brasil! Não perca o meu contato, ficarei muito feliz em lhe receber!
ResponderExcluirMuito obrigado por sua companhia pela blog!
Grande Abraço!
Povo chileno também muito bons comigo, Viva o Chile!!!! :-)
Moacir.